sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OS ORADORES

       Lia Vasconcelos
Docente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (desde 1985) e investigadora do IMAR – Instituto do Mar. A sua investigação tem-se centrado em novas formas de tomada de decisão e governância em planeamento e gestão ambiental, e é cofundadora do WTeamUp, um grupo de ação-investigação que se foca em governância colaborativa. No dia 16 de Setembro de 2008, o “Galardão Gulbenkian/Oceanário de Lisboa: Governação Sustentável dos Oceanos”, foi atribuído ao projecto que coordena MarGov – Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas. Este projeto tem como objetivo construir, com a participação ativa de todos os atores sociais e institucionais, um Modelo de Governância Colaborativa para o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Arrábida), que possa ser replicável e adaptável a outras Áreas Marinhas Protegidas. Coordena ainda, o Projecto P-GERE – Participação Pública na Gestão de Resíduos1 que visa o desenvolvimento de um modelo integrado para a localização e implementação de infra-estruturas de resíduos. Em 2006, coordenou o processo participativo para a Cova da Moura – Processo de Intervenção Participada Sócio-Territorial, um projeto experimental no contexto da política urbana dirigido ao desenvolvimento de processos e políticas inovadoras em Bairros Críticos. Foi também responsável por estruturar, coordenar e conduzir os Forums Participativos integrados na Campanha Douro Limpo (http://www.dourolimpo.utad.pt/intro.html).

Alison Neilson
Doutorada em 2005 pela Universidade de Toronto no Canadá, atualmente investigadora (pós-doutoramento) no departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores. O projecto de pós-doutoramento “ Análise das visões e práticas ambientais nos Açores (2008-2009) foca a educação ambiental nos Açores. Formadora de educadores ambientais no Canadá, África e América do Sul, membro ativo da Direção do Comité da Associação Canadiana para o Ambiente, Educação e Comunicação e no comité de diversidade da Associação Norte Americana para o Ambiente e Educação. A sua investigação baseia-se num forte sentido de reflexão que permite a exploração de alguns aspetos ocultos como o género, raça, classe ou outra divisões sociais. Publicou um livro baseado na tese de doutoramento "Disrupting privilege, identity, and meaning: A reflexive dance of environmental education" onde parte da arte para investigar e explorar o “poder e o privilégio”, e para lidar com questões de equidade e justiça social dentro das práticas ambientais onde estiveram envolvidos educadores do Irão, Tanzânia, Brasil, Paraguai, Colômbia, Canadá e “First Nations” (Sense Publishers, Rotterdam, 2008). Também lecionou cursos nas áreas da educação e da justiça social e ambiental nas Universidades de Queen`s Toronto e Brock.

           Helena Guimarães
Doutoranda da Universidade dos Açores em colaboração com a Universidade do Algarve. Biologa Marinha de formação enverdou pela gestão integrada de recursos naturais desde do seu primeriro projecto de investigação. Esteve envolvida em dois projectos europeus; Projecto Marbef - Marine Biodiversity and Ecosystem Functioning – www.marbef.org Projecto SPICOSA - Science and Policy Integration for Coastal System Assessment - www.spicosa.eu. O projeto de doutoramento (http://forumnapraia.blogspot.pt) tem como base a aplicação de uma abordagem sistémica em zonas costeiras e envolve áreas científicas diversas: Economia Ambiental, Metodologias Participativas, Sistema de Apoio à Decisão, Análise de sistemas socio-ecológicos e transdisciplinaridade. Faz parte do Gabinete para o Desenvolvimento Regional Sustentável, Universidade dos Açores e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Algarve.

             Ursula Caser
Nascida em Oberstdorf, Alemanha, tirou o Mestrado Europeu em Mediação (2000) pelo Institut Universitaire Kurt Bösch (Sion, Suíça) em colaboração com a Universidade de Barcelona e licenciou-se em Geografia Física (especialização: meteorologia e pedologia) pela Universidade de Munique (1989). Desde 1991 desenvolve a actividade profissional como consultora para o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, em particular através da condução de workshops participativos, dos quais coordenou e executou 200 workshops em todo o território português. As suas áreas principais de trabalho focam-se na construção de consensos e gestão do conflito em processos complexos de planeamento e processos de decisão (serviços públicos, universidades e centros de investigação, instituições educativas, empresas), facilitação e moderação de encontros e congressos, processos participação pública (mais de 200 Workshops), ensino e formação (métodos interactivos em planeamento, técnicas de facilitação, gestão de conflito, mediação geral e multipartes). Por outro lado desenvolve desde 2001 actividades de mediadora especializada em conflitos multi-actores, dedicando-se especialmente também a mediação preventiva em contextos escolares (p. ex. Mediação no processo de desenvolvimento de um novo programa escolar e curricular da Escola Alemã de Lisboa), comunitários (p.ex. Projecto “Bairros Críticos – Couva da Moura”) e empresariais (no âmbito da colaboração com a Academia de Formação ATEC). Oferece seminários de integração intercultural luso-alemã. Reconhecida como mediadora oficial de conflitos (acreditada pela Ministério da Justiça Português) para os Julgados de Paz de Lisboa, Odivelas Sintra e Seixal. Como docente ou interveniente em congressos possui bastantes experiências nacionais e internacionais.

         Rosalina Gabriel
Bióloga, doutorada em Ecologia Vegetal pela Universidade de Londres (Imperial College of Science, Technology and Medicine), exercendo o cargo de professora auxiliar com nomeação definitiva na Universidade dos Açores. A sua investigação privilegia duas áreas: estudo de plantas criptogâmicas (ex. musgos, hepáticas, antocerotas e líquenes) e a educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Tem 26 trabalhos publicados em revistas científicas da especialidade, escreveu 25 capítulos de livros, sendo autora de quatro livros e editora de dois. Proferiu inúmeras palestras em encontros científicos nacionais e internacionais. Está envolvida em diversos projectos de investigação de âmbito internacional (5 concluídos, 3 em curso) e nacional (10 concluídos, 4 em curso). Tem leccionado várias disciplinas ao nível do primeiro ciclo (ex. Biologia, Biologia Celular, Educação Ambiental) e do segunto ciclo (ex. Sistemas Ecológicos, Educação Ambiental em Contextos Diferenciados). Orientou com sucesso nove alunos de Mestrado e sete alunos de Licenciatura. Coordenou a 1ª e 3ª edições do mestrado em Educação Ambiental da Universidade dos Açores. Faz parte da comissão coordenadora do grupo RCE Açores, da Universidade das Nações Unidas, para a educação para o desenvolvimento sustentável.

          João Guerra
Doutorando do ICS/UL – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (aguarda a defesa da tese em Ciências Sociais Municípios, Participação e Sustentabilidade Local – Dinâmicas Locais de Imperativos Globaismarcada para dia 20 de Dezembro 2011) é mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição e licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE - Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa. Desde 1998 é investigador do OBSERVA –Observatório de Ambiente e Sociedade, onde desempenha igualmente funções enquanto membro da Comissão Executiva e onde, nos últimos anos, participou em variados projectos de investigação, destacando-se os Primeiro e Segundo Inquéritos Nacionais às Representações e Práticas dos Portugueses sobre o Ambiente (1997 e 2000), o estudo Municípios, Sustentabilidade e Qualidade de Vida (2003-2004), o estudo Os Primeiros Autarcas do Séc. XXI – Novas Estratégias Ambientais? (2003-2004) ou, ainda, o estudo Educação Ambiental –Balanço, Oportunidades e Perspectivas. É ainda membro da Comissão Nacional do projecto ECO XXI que procura avaliar características e práticas de sustentabilidade local entre os municípios concorrentes.

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